Laressa Rollemberg
Segundo a ANAC a bagagem de mão deve pesar até 10 KG. Caso a bagagem de mão tenha mais de 10 Kg ou ultrapasse as dimensões definidas pelo transportador, poderá ser cobrado excesso de bagagem.
As diretrizes podem variar entre as diferentes companhias aéreas. Geralmente, a bagagem de mão é permitida na cabine do avião. Contudo, por questões de segurança ou capacidade da aeronave, a transportadora pode limitar o peso e o conteúdo da bagagem de mão. Nessas situações, pode ser necessário despachar a bagagem para o compartimento de carga da aeronave, a fim de garantir a operação adequada. Essas políticas estão detalhadas no contrato de transporte, portanto é importante estar atento a essas informações.
Além da Bagagem de mão, todos os passageiros podem levar um artigo pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa.
Na mala de mão você pode levar objetos pequenos e sem pontas, eletrônicos, câmeras fotográficas, medicamentos e alimentos. No entanto, há limitações para líquidos e objetos cortantes e inflamáveis e explosíveis. Por medidas de segurança, em regra, esses objetos e outros itens classificados como artigos perigosos não podem estar nos volumes de mão. Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos. Por isso, é importante colocar itens como tesouras, alicates, facas na bagagem a ser despachada.
Recomenda-se evitar colocar na bagagem despachada itens de alto valor, como joias, dinheiro e dispositivos eletrônicos (como celulares, notebooks e filmadoras). Esses objetos devem ser carregados preferencialmente no item pessoal do passageiro (como bolsa ou mochila, sob o assento). Caso seja necessário transportar bens valiosos na bagagem despachada, é possível declarar seu valor à companhia aérea durante o check-in. Nesse caso, a empresa pode verificar o conteúdo da bagagem e cobrar uma taxa adicional com base no valor declarado. Em situações de roubo ou extravio, a empresa aérea é responsável por indenizar o passageiro de acordo com o valor declarado.
Quanto ao transporte de medicamentos na bagagem de mão, é importante verificar algumas especificidades, principalmente em casos de remédios controlados. É importante providenciar as receitas médicas correspondentes. Assim, medicamentos com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados para utilização na quantidade necessária para o período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento das inspeções de segurança.
Importante lembrar, que se for viajar para o exterior, verifique as legislações e regulamentações especificas do país de destino em relação ao medicamento que irá transportar.
Outros Itens:
Bebidas Alcoólicas: Cada adulto pode transportar até 12 litros de bebidas alcoólicas sem impostos em viagens por via aérea, marítima, fluvial ou lacustre, conforme as normas da Receita Federal. Em voos domésticos, geralmente é permitido transportar até 5 litros de bebidas alcoólicas. Para viagens domésticas ou na América do Sul, é permitido levar vinho na bagagem de mão.
Cigarros: A ANAC não possui regulamentações específicas para o transporte de cigarros na bagagem de mão. É importante proteger esse item para evitar ativação acidental, uma vez que cigarros são considerados para uso pessoal e são permitidos tanto em voos nacionais quanto internacionais. Cigarros eletrônicos com bateria e vaporizadores pessoais também podem ser transportados na bagagem de mão, com regras que podem variar entre as companhias aéreas. Esses itens devem ser protegidos individualmente para prevenir qualquer ativação não intencional e não podem ser recarregados durante o voo.
Plantas: Para evitar a disseminação de pragas e doenças por agentes animais, os órgãos governamentais impõem restrições à entrada de animais, plantas, sementes, produtos, agrotóxicos e certos alimentos sem a autorização adequada para importação, além da necessária certificação sanitária e fitossanitária..
Materiais esportivos: Segundo as políticas das companhias aéreas, certos materiais esportivos podem ser levados como bagagem de mão, dependendo de suas dimensões. Isso inclui bolas (exceto de boliche), óculos, luvas, botas de ski, snowboard, além de acessórios de mergulho como máscaras e nadadeiras. No caso de cilindros de oxigênio, eles só podem ser transportados se estiverem vazios e com as válvulas abertas. Entretanto, itens como pranchas de surf, stand-up paddle, skate, bicicleta e outros equipamentos similares devem ser despachados como bagagem registrada
WhatsApp: (11) 93207-1303 / Fixo: (11) 5196-3613
E-mail: contato@rollembergadvocacia.com.br
Avenida Paulista, 1471 - Conj. 522 - Sala 02 CP 20330,
Bela Vista, CEP 01311-927 São Paulo -SP.